Foto - SportSinop - Birigui não vem mais para comandar o Barra na segundona
O Barra do Garças têm linda história no futebol de Mato Grosso,apesar de nunca ter ganho um título. O Galinho da Serra estreou no Campeonato Matogrossense em 1978, ano de sua fundação. O Barra foi vice-campeão Estadual em 1988 e 2006. Até 1998 sua razão social era Barra do Garças Esporte Clube, hoje é Barra Futebol Clube. O Galo da Serra disputou o campeonato Brasileiro 3 vezes. Em 1994 e 1995 disputou a Série B, onde conquistou em 20 jogos, 5 vitórias, 4 empates e foi derrotado 11 vezes.
A mancha maior na sua história foi que em 1996 o Barra perdeu sua vaga na Série B por não pagar uma dívida irrisória com a CBF. Sua terceira participação em Brasileiro foi na Série C de 1993 onde foi campeão de uma seletiva na região norte que o classificou para a Serie B do ano seguinte, nesta competição o Barra jogou 10 partidas obteve 6 vitorias, 2 empates e duas derrotas.
Vale lembrar que Copa do Brasil o Barra também disputou e foram duas vezes em 2004 e 2007 sendo eliminado nas duas vezes na primeira fase. Foram dois jogos com um empate e uma derrota. Também teve problema na Copa do Brasil foi em 2004 quando foi eliminado após empatar o primeiro jogo com o Santa Cruz-PE, mas nesta partida utilizou jogadores sem condições de jogo.2013 esforços para voltar a Elite:Foi preciso unir as forças políticas da cidade de Barra do Garças mesmo que adversários no campo político mas a União fez-se necessário. Para se ter uma base o Presidente Charrer reuniu-se também com os vereadores ainda em Abril e obteve deles o compromisso de 1.500 reais de cada um para ajudar o time. Sem contar que pediu apoio para votar um projeto que o prefeito da cidade ficou de enviar a câmara no valor de 100 mil reais para toda a competição. Charrer saiu da reunião com o compromisso de 10 vereadores,são eles: Celson Souza, Mandioquinha, Chocolate, Dr. Neto, Dr. Joãozinho, Pebinha, Biroska, Zé Maria, Coronel Barbosa e Dr. Paulo Raye.
Charrer disse que com esse dinheiro será possível contratar 4 bons jogadores. O Prefeito Roberto Farias vai enviar o projeto para a câmara de 100 mil reais. Além desses apoios o Presidente já conseguiu apoio no valor de 50 mil reais que serão rateados entre os empresários Eduardo Moura, Ubaldino Resende, Adalto de Freitas e Leandro Soares. Charrer vai fazer a “correria” no comercio local atrás de mais apoio para dar condições ao Técnico, sua Comissão Técnica e jogadores reconduzir o Barra de volta a primeira divisão do Futebol Profissional de Mato Grosso em 2014.
Fonte: SportSinop/Valcir Pereira e Futebol MT
Foto: Redação/SportSinop