Durante este mês a iluminação noturna do Paço Municipal terá a cor azul, em alusão a campanha “Abril Azul”, do mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A ação simbólica reforça o compromisso do município em promover a inclusão e o  debate acerca do tema, bem como combater o preconceito e a discriminação enfrentados pelas pessoas com TEA.
 
Quem passar em frente ao Paço depois do anoitecer poderá ver os refletores acesos, iluminando de azul o entorno do prédio. O trabalho da Prefeitura para sensibilizar a sociedade, desmistificar a temática do TEA, promover a aceitação, empatia e ampliar o debate sobre o tema é contínuo. “O Abril Azul é um momento muito importante para falarmos sobre o autismo e a inclusão. Precisamos entender, respeitar e apoiar as pessoas no espectro e garantir que tenham espaço e oportunidades. Sabemos que o número de diagnósticos cresce a cada dia, e nosso compromisso precisa acompanhar essa realidade. Por isso, estamos trabalhando para fortalecer políticas públicas que garantam atendimento especializado e uma Sinop mais acessível para todos. Quanto mais informação e empatia tivermos, mais justa e acolhedora será nossa cidade”, declarou o prefeito Roberto Dorner.
 
Na última quarta-feira (2), dia mundial de conscientização, a Prefeitura realizou, por meio da secretaria de Saúde, o 3° Encontro Municipal de Conscientização do Autismo. Com uma programação diversa, repleta de atividades culturais e recreativas, e orientações sobre o TEA, o evento reuniu pais, crianças e autoridades públicas.
 
As ações continuam ao longo do mês, no domingo (6), a Prefeitura levará serviços das secretarias de Saúde e Assistência Social para a Caminhada de Conscientização do Autismo, promovida pela Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Sinop [AMA SINOP]. A mobilização sairá da Escola Municipal Sadao Watanabe, às 8h, em direção ao Parque Florestal, onde estarão reunidos diversos serviços à disposição da comunidade, além de atividades recreativas e terapêuticas.
 
Fonte:Assessora de Comunicação
 
Autor:Mylene Dias