
A Câmara Municipal de Sinop aprovou, na segunda-feira (14), durante a 10ª Sessão Ordinária realizada no plenário Jorge Abreu, dois Projetos de Lei, dois Projetos de Decreto Legislativo, quatro Requerimentos e 23 indicações que estavam aptos para votação.
Entre os projetos aprovados, está o de autoria do vereador Rodrigo Gargantini, que institui a Semana Municipal de Prevenção e Combate à Obesidade Infantil na rede municipal de educação.
O objetivo da proposta é promover ações de conscientização sobre alimentação saudável, atividades físicas e prevenção de doenças associadas ao excesso de peso na infância. A matéria segue agora para sanção do Executivo.
Também foram aprovados dois Projetos de Decreto Legislativo, ambos de autoria do vereador Célio Garcia, que concedem o título de Cidadão Sinopense Honorário aos padres João Alberto Konzen (PDL 004/2025) e Marcos Quaini (PDL 007/2025). Já o Projeto de Lei 029/2025, de autoria do vereador Dilmair Callegaro, denomina como Rua Luan Presa Campagnaro a atual Rua Projetada 12, localizada no Jardim Morumbi.
A sessão também deliberou sobre quatro requerimentos. O vereador Juventino Silva solicitou informações sobre o planejamento de construção de novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Moisés do Jardim do Ouro requisitou dados sobre os loteamentos aprovados no município, incluindo etapas de liberação, responsáveis técnicos e garantias de infraestrutura. Dilmair Callegaro, por sua vez, pediu esclarecimentos detalhados sobre o andamento do Programa de Regularização Fundiária Urbana, conhecido como “Reurb – Escritura na Mão”. Apresentado extra pauta durante a sessão, Ademir Debortoli solicitou da Secretaria Municipal de Administração e Modernização cópia completa do processo licitatório de compra e instalação de placas solares nas escolas e creches municipais.
Além dos projetos e requerimentos, foram aprovadas 23 indicações de autoria dos vereadores. As propostas contemplam pedidos de melhorias em infraestrutura urbana, sinalização viária, serviços de saúde e educação, como manutenção asfáltica, instalação de faixas elevadas, substituição de equipamentos e ampliação de atendimentos públicos. Os pedidos foram encaminhados ao Poder Executivo para análise e possível execução.
Fonte: Leticia fernanda barros da rocha
Foto: Assessoria e SportSinop