O processo de solicitação dos benefícios tarifários da Tarifa Social e Vulnerável de água começa nos CRAS. As famílias de baixa renda do município e que estão devidamente inscritas no Cadastro Único devem procurar o CRAS de referência do seu bairro para conhecer os critérios e realizar o preenchimento do formulário de enquadramento social.
 
Para fazer a solicitação de um dos benefícios, a unidade consumidora de água precisa estar no nome do solicitante. Depois de preenchido o formulário e enquadramento e com a folha espelho em mãos o solicitante deve comparecer a Concessionária Águas de Sinop. Na Tarifa Social, que garante 50% de desconto no valor da Tarifa Referencial de Água (TRA), estão inclusos os usuários inscritos no Cadastro Único, com renda por pessoa de até meio salário-mínimo.
 
Já na Tarifa Vulnerável,com a qual a economia chega a 63% na fatura, estão enquadradas as famílias em situação de vulnerabilidade, também inscritas no Cadastro Único, com renda per capita de R$ 218, e que têm esse valor como única renda. Também estão incluídos os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
 
Desde a finalização do termo consensual de reequilíbrio do Contrato de Concessão dos serviços públicos firmados com a Águas de Sinop, em 2023, a secretaria de Assistência Social, por meio dos CRAS, têm atendido a população e feito os encaminhamentos. Os atendimentos ocorrem tanto nas unidades, quanto em ações itinerantes como os Mutirões do Cadastro Único, realizadas periodicamente em bairros mais afastados do centro, com objetivo de levar os serviços da prefeitura para mais perto da comunidade.
 
Fonte:Assessoria de Comunicação
 
Autor:Mylene Dias